Programa de Cooperação CRUP/FUP com Timor Leste

O Programa de Cooperação CRUP/FUP com Timor Leste surge na sequência de um acordo realizado entre o já extinto CNRT, o Governo Português e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Já na década de 80, as universidades públicas portuguesas desenvolviam uma série de acções de apoio aos estudantes timorenses que, na condição de refugiados, procuravam auxílio no nosso país.

Assim, o actual Programa de Cooperação CRUP/FUP com Timor Leste procura dar resposta às necessidades identificadas pelo Governo Timorense em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país. O Conselho de Reitores, através da Fundação das Universidades Portuguesas, desenvolveu entre Abril e Setembro de 2000 um primeiro projecto de cooperação no qual estiveram envolvidos um total de 50 docentes das Universidades Públicas Portuguesas que, em regime de voluntariado, dinamizaram uma série acções no sentido de envolver os jovens timorenses em actividades lectivas e de actualização de conhecimentos, com o intuito de assegurar o desenvolvimento do Português como língua de ensino e aprendizagem.

Na sequência da oferta do Governo Português de 500 bolsas de estudo para estudantes timorenses do ensino superior, no ano de 2001 ingressaram nas universidades e institutos politécnicos públicos um total de 202 bolseiros timorenses, dos quais 133 frequentaram inicialmente um ano vestibular em escolas secundárias e 69 ingressaram directamente nas instituições do ensino superior.

Na 2ª fase de candidaturas, que decorreu entre Setembro e Outubro de 2002, este número viria a aumentar para um total de 219 bolseiros colocados nas Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas.

Uma outra vertente deste Programa de Cooperação é a reconstrução da Universidade Nacional de Timor Leste (UNTL) onde, desde Outubro de 2001, são ministradas cinco licenciaturas promovidas pelas Universidades Públicas Portuguesas, com a colaboração dos Institutos Politécnicos e coordenadas pela FUP, nas seguintes áreas: Formação de Professores de Português, Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica, Economia/Gestão e Ciências Agrárias.

No terreno, em permanência, a FUP dispõe de um representante e um assessor que organizam e coordenam todas as actividades desenvolvidas e prestam todo o apoio necessário aos docentes que participam neste programa.

No Ano Lectivo de 2001/2002 contámos com a participação em Timor Leste de um total de 40 docentes Portugueses, tendo este número duplicado no ano lectivo de 2002/03, devido ao início do 2º ano das licenciaturas em curso.

 

NIKE TENNIS CLASSIC ULTRA LEATHER,Nike Zoom KD 9,NIKE KOBE 12,ADIDAS NMD R1,Adidas Stan Smith,ADIDAS YEEZY 750 BOOST
Nike Air Max 90 Ultra 2.0 Flyknit,Air Max 90,Air Max 95 Sneakers,Adidas Yeezy 350 Boost V2,Yeezy 750 Boost Schuhe,Adidas Zestra